28 de mai. de 2008

Arroz Branco

Pode parecer meio ridiculo ensinar a fazer arroz, mas muita gente não sabe fazer e quando tenta faz cola. Para o arroz ficar soltinho não tem mistério, o segredo é vapor, a safra também ajuda muito, pois a qualidade varia de acordo com o que sofreu a lavoura (clima, efeito estufa, el nino, seca), mas na embalagem não vem escrito sobre isso né? Então vamos a Receitinha:















Para não sujar muita louça, na mesma panela que for preparar o arroz, coloque 2 xícaras de arroz tipo 1 (Eu uso da marca Tio João) e lave até a água sair quase transparente. Abra a quantidade de arroz ao meio como na foto acima, no meio coloque 1 colher de chá de alho amassado ou picado e 1 colher de óleo de soja (Pode usar também óleo de Canola ou Milho)
Reserve o sazon para arroz.
















Leve ao fogo e deixe o olho dourar, depois acrescente o Sazon, sal a gosto (Não prepare nunhum alimento sem provar) e água até cobrir o arroz, cerca de 1 dedo acima. Misture bem e deixe cozinhar em fogo alto com a panela destampada.
















Quando a água secar você terá um arroz como o da imagem acima. Com uma colher mexa o arroz para desgrudar dos cantos e depois acrescente cerca de 1/4 de xícara de água e tampe.
















Lembre-se de abaixar o fogo para o mínimo. Deixe tampado até começara ouvir o barulho de que ja está seco, abra e prove. O ponto certo é quando alguns grãos estiverem durinhos e outros mais moles. Se a maioria estiver durinha coloque 1/5 de xícara de água e tampe novamente, mantendo o fogo baixo.
Se estiver como na primeira situação citada acima desligue o fogo e tampe bem, tampe com pano de prato qualquer saída de ar da panela. Deixe que o vapor irá terminar de cozinhar o arroz.
Deixe por cerca de 10 a 15 minutos, é o tempo de você preparar uma salada ou terminar um acompanhamento.















Quando terminar o tempo de pausa abra a panela e com um garfo solte o arroz para que não empelote depois de esfriar e fique mais fácil de servir. E está pronto!


DICA: Quando o arroz queimar não jogue fora. Com ele ainda fumegando abra a panela e retire cerca de 1 colher de sopa e coloque sobre o marmore da pia (pode ser no aluminio ou num prato) e coloque a panela com o fundo em cima do arroz e espere cerca de 1 minuto. Depois retire aparte de cima do arroz da panela (Cuidado para não raspar o fundo!) e coloque em outra panela. Se ainda não estiver pronto basta adicionar mais água e terminar normalmente. Se ja estiver ponto é só servir. Acredite não vai ficar cheiro nem gosto! Não sei a lógica disso, mas funciona!



Nivel de Dificuldade: ☺☺☺
Sabor: ☺☺☺


Para entender:
☺☺☺ = Facil/Delicioso
☺☺ = Pouco Trabalhoso/Bom
☺ = Dá trabalho/Dá pra comer

6 comentários:

lana disse...

MUITO BOM O SEU JEITO DE FAZER ARROZ.NO GERAL,ME SAIO BEM NA COZINHA,MAS COM O ARROZ SOU UMA NEGAÇÃO.VOU EXPERIMENTAR ESSA RECEITA COM CERTEZA.PARABÉNS PELO BLOG.

Unknown disse...

Aí está algo que eu fiz de primeira e acertei, arroz. To craque nisso, hahahahaha.

Jorge Ramiro disse...

Há muitos pratos ricos que podem ser preparados com arroz. Eu cozinho muito arroz. É uma refeição que eu gosto muito. É rico e é muito econômico. É altamente nutritivo e uma pessoa que comer arroz para o almoço depois não estará com fome. Há alguns restaurantes em santana orientais que cozinham muitos pratos com arroz. E eles são muito ricos.

alberto disse...

sua panela ta bem suja ta precisando ariar direito! kkkkkkkkkk

Micaelle disse...

confesso que me confundi ao recorrer da receita, mas saiu até mais ou menos kk, obrigada

Unknown disse...

Meu....que confusão!
Muito mais fácil assim: lave o arroz; ferva o dobro de água do arroz (ex.: para uma xícara de arroz, ferva duas de água). Doure o alho/cebola com o óleo. Adicione o arroz e mexa por um minuto. Acrescente água e deixe cozinhar até secar, com a tampa meio aberta. Feche a tampa, desligue o fogo e deixe cozinha no favor por uns 10 a 15 minutos ainda.