18 de ago. de 2008

Lombinho de Panela




A menos que você seja muçulmano, judeu
ou adventistas do sétimo dia há uma grande chance de você ser um apreciador de Carne de Porco.
Fui pesquizar sobre as vitaminas desta iguaria e encontrei milhares de sites discutindo se é certo consumi-la, se você vai para o Inferno e coisas do tipo. Bem, o meu intuito aqui não é mandar ninguém para o Inferno. Se sua religião não permite pule para a próxima receita, é Um Bolo Gelado de Morango Delicioso!

A carne de porco é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo. Ela é rica em proteína e em vitamina B1, porém pobre em carboidratos. Apesar de conter baixo nível energético (cerca de 147 Kcal / 100g de carne de porco), ela apresenta alto teor de colesterol e, por isso, seu consumo deve ser cauteloso. O lombo apresenta os menores teores de colesterol (42mg/100g).
Em termos nutricionais, os cortes de carne de porco (lombo, pernil e paleta) sem gordura externa apresentaram de 3 a 5% de gordura por 100 g, o que os faz serem considerados alimentos com baixo teor de gordura. Logo, eles podem ser incluídos tranqüilamente na dieta diária desde que alternados com outros alimentos.

INGREDIENTES:















1Kg de Lombinho ou Lombo (Dê preferência por peça inteira e sem capa de gordura)
Alho amassado
Pimenta do Reino
1 Colher de chá de Sal
2 Colheres de sopa de Azeite

Você pode adicionar outros temperos de sua preferência, mas quando quiser conservar o sabor original, alho, pimenta e sal são suficientes!
















Corte a peça em fatias de 2 dedos de espessura.

















Coloque na panela e misture os temperos.
Leve a panela em fogo alto, o azeite adicionado junto ao tempero vai fazer a carne dar uma leve selada, deixe a panela destampada e quando começar a secar adicione 1 compo de 150ml de água filtrada.
















A cada vez que a água da carne secar deixe que a panela crie uma corzinha caramelada e só depois adicione água. Em média você vai repetir esse processo por cerca de 6 a 7 vezes.
Lembre-se que é uma carne que só deve ser consumida depois de bem cozida, evite comer na rua.

















Depois de colocar água 5 vezes espere secar quase completamente e prove, se estiver macia é hora de colocar rodelas de cebola. Eu não coloquei por que esqueci completamente... rsss...
Adicione mais um copo de água e tampe. Quando o molho começar a baixar apague o fogo.
















Sirva com Purê de Batata Inglesa e Arroz, capriche na apresentação!


LOMBINHO ASSADO COM CIDRA:

Essa é uma ótima variação da receita acima. Ótima pedida para datas comemorativas, inclusive Natal e Reveillon. Vale também para ser executada com Pernil.
Você vai precisar dos mesmos ingredientes e mais 1/2 garrafa de cidra.
Tempere a peça do lombo inteira, coloque o dobro da quantidade de sal, faça furos coma faca para que o tempero penetre. Coloque em uma tijela e despeje a cidra, tampe com plástico filme e deixe marinar por 1 noite, se não tiver tempo leve para o congelador e deixe lá por 30 minutos.
Coloque em assadeira de borda alta (para não entornar a o molho). Despeje todo o caldo na assadeira também.
Leve para assar em fogo médio coberto com papel laminado. Depois de 30 minutos retire o papel laminado e a cada 20 minutos vire e regue a carne com o caldo. Quando estiver dourado retire do forno e sirva. Dependendo da espessura da peça leva cerca de 40 a 50 minutos assando.

Nivel de Dificuldade: ☺☺
Sabor: ☺☺☺


Para entender:
☺☺☺ = Facil/Delicioso
☺☺ = Pouco Trabalhoso/Bom
☺ = Dá trabalho/Dá pra comer

Um comentário:

Unknown disse...

Hum, assumo que gosto muito de carne de porco, acho que até mais do que um bife de alcatra básico, hehehe. Sabe o que me veio a cabeça agora? Garlic mashed potato, deve ser um ótimo acompanhamento.