8 de ago. de 2008

Evitando desperdício

Esse post é dedicado exclusivamente para falar de uma forma super fácil de evitar desperdício de alimentos, congelando!


Na foto acima eu tenho a famosa "mistura" para 6 refeições, 3 dias (almoço e jantar). Você pode pensar, "Que idiotice postar carne congelada!" Mas com esse simples ato eu economizo tempo e dinheiro. Sim dinheiro!!!
Todo mundo sabe que de segunda a quinta-feira a carne é mais em conta, na sexta começa a subir por conta dos churrascos de fim de semana. Todo mundo sabe também que no meio do mês até o final do mês alguns ítens alimentícios baixam de preço voltando a subir no inicio do mês seguinte, certo? Por que não aproveitar essas "Promoções" e fazer um estoque semanal ou em alguns casos mensal?
Quem nunca comprou numa sexta-feira 1 kg daquele Filé maravilhoso, corte no sentido certo, peça suculenta. Você fez no almoço de sábado, a noite saiu para um barzinho, dia seguinte almoço em família na casa da sogra, a tarde um cineminha esticando para um jantarzinho fora e tal... Quando lembrou do bendito bife ele estava verde! Sim, verde, a refrigeração não deu conta. Ou então só vai dar para aproveitar no almoço de segunda por que já está ficando passado.
Quem ja teve gastrointerite (intoxicação alimentar) como eu tive a 5 anos sabe como é ruim a sensação, sem falar que é a doença que mais mata índios no Brasil, tudo por causa de má conservação de alimentos.

Bom já falei bastante sobre o porquê e as vantagens, agora vamos falar sobre como congelar. Eu não tenho técnica alguma sobre congelamento de alimentos, mas da forma que faço nunca deu errado... rss
- Primeiro compre saquinhos descartáveis de plástico, eu compro uns que tem em média 10x18 cm. mas pode usar Saquinho Zip Loc.
- Separe os filés em pares e uns unitários (marque os saquinhos unitários com marcador de CD). Assim se precisar preparar refeição só para você ou para um número ímpar de pessoas terá a quantidade exata, mas geralmente agente não faz a conta certa né? É melhor fazer uns 2 a mais no caso de receber visita... rss...
- O Peito de Frango pode ser encontrado em filés ou inteiro desossado. Se comprar em filés siga a dica acima, se comprar inteiro corte ao meio e congele em 2 saquinhos separados. Em média 1/2 peito cortado em filés servem bem 2 pessoas.
- Bacon - se ficar na parte de baixo da geladeira tente a criar um sebo e até ficar ransoso, extremamente prejudicial a saúde. Corte pedaços unitários e coloque em saquinhos separadamente.
- Peixe é um dos alimentos que eu recomendo congelar pelo tempo mínimo possivel, principalmete filé de merluza, que acaba adquirindo um sabor e odor de amônia. Eu congelo por cerca de 2 semanas.
- Carne moíde é o ítem mais estranho da minha geladeira... kkk... Geralmente eu compro embalagens de 1kg e divido ao meio com a embalagem lacrada mesmo, modelo mais ou menos 2 bolinhas e congelo. Quando vou usar é só molhar a parte escolhida e rasgar a embalagem a outra se mantem intacta... rs...
- Refeição Pronta, alguns alimentos não ficam tão apetitosos depois de congelados, mas alguns como molhos, panquecas, sopas, carne assada, etc... são uma boa pedida quando não se tem muito tempo. Minha dica é: Quando estiver com disposição ou quando for preparar uma refeição com calma, prepare 2 a 3 porções a mais e congele. Você vai agradecer quando voltar da balada as 3 da manhã urrando de fome, ou então quando voltar de viagem tarde demais para pedir uma pizza.
Eu particularmente não congelo doces e nem pães.

Beijocas...

Nenhum comentário: